05/12/2017; Publicado às 15:43

Fundo BTG Pactual Absoluto tem retorno quase 30 vezes maior do que o Ibovespa desde 2007

O BTG Pactual realizou nesta terça-feira (5), o V Absoluto Investor Day. O evento marcou os dez anos do Fundo BTG Pactual Absoluto, criado em 2007 e considerado a principal estratégia de ações do Banco. No topo dos principais rankings do setor desde 2007, o fundo mantém rentabilidade média anualizada de 14%, desempenho que equivale a cerca de 160% do CDI.

Com mais de R$ 5 bilhões em ativos, o Absoluto rendeu 275% desde 06 dezembro de 2007 até o dia 30 de novembro de 2017, enquanto o CDI avançou 168% no mesmo período. Em 2017, até o momento, o Fundo Absoluto rendeu 20,85%. Já o Ibovespa teve retorno de 19,5% neste ano.

O sucesso do Absoluto é calcado em uma filosofia de investimento sustentada por quatro pilares de gestão: concentração, conhecimento, qualidade e forte alinhamento de interesse pois sócios do Banco são investidores relevantes da estratégia.

“O principal objetivo do Absoluto é gerar retornos absolutos independentemente do cenário do mercado ou econômico. Trata-se de um produto realmente consistente, que permite criar valor de longo prazo e manter a sólida performance do investimento que entrega uma rentabilidade média anualizada de 14%”, afirma José Zitelmann, sócio do BTG Pactual e responsável pela área de Asset Management do Banco.

Reconhecimento

Presidentes de empresas nas quais o Fundo Absoluto investe também reconhecem a solidez do investimento. Para José Galló, presidente da Renner, “o Absoluto é um fundo de investimentos que pensa a longo prazo e combina com a nossa forma de ser. Nós nos preocupamos, sim, em entregar resultados a médio prazo, mas sem sacrificar o longo prazo. Por isso, há uma identificação importante entre o Absoluto e a Renner”.

Galló complementa ainda que “o Absoluto tem o interesse de proprietário. O acompanhamento não se dá apenas nos números, ele quer conhecer as pessoas que constroem esses números. Já tive a oportunidade de participar de vários eventos com os investidores do Absoluto e talvez tenha sido a primeira vez que eu tenha sido convidado por um fundo de investimentos para falar sobre pessoas, sobre formação de pessoas para os investidores do fundo”.

Já para Rodrigo Galindo, presidente da Kroton, “se por um lado a companhia abre as suas portas para apresentar informações e discutir questões estratégicas com a BTG Asset Management, por outro, ela também recebe muitos inputs que são importantes para a tomada de decisão”.

Por fim, André Couvre, do Grupo Ultra, reconhece que “o Absoluto não se preocupa apenas com o desempenho financeiro da companhia, mas sempre foi muito focado em entender todos os elementos básicos da empresa como governança, pessoas, solidez, entre outros.

O BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina. Atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management. Desde a sua criação, em 1983, o BTG Pactual tem sido administrado no modelo de um partnership meritocrático. Atualmente, conta com 2.291 colaboradores. Para mais informações, acesse www.btgpactual.com.