04/06/2020; Publicado às 13:53

Combate à Covid-19: BTG Pactual amplia rede de apoio para 20 hospitais e 44 projetos sociais

Projetos já beneficiaram mais de 542 mil pessoas de dez estados do País

São Paulo, 04 de junho de 2020 – O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, anuncia mais uma etapa do programa de ações solidárias que tem posto em prática.  Em 1º de abril, o banco e seus sócios anunciaram a doação de R$ 50 milhões para iniciativas de combate à Covid-19.

Entre os novos projetos selecionados está o Amazone-se, que apoia os povos tradicionais da Amazônia. O banco doou 410 cestas básicas e kits higiene, que devem ser distribuídos para cerca de 1.700 pessoas.

“Além de prestarmos auxílio imediato essencial, o objetivo é que estas comunidades não precisem se locomover até a cidade e correr o risco de se contagiar. Estamos orgulhosos de conseguir cuidar de pessoas de todos os cantos do País”, explica André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual.

Os itens foram comprados em mercados locais, e foram contratadas pessoas que estão sem renda para higienizá-los antes de serem levados para os barcos. As 16 comunidades assistidas são das regiões de Manaus/AM e Novo Airão/AM: Ipiá, Tatuyo, Tuyuka, Desana de Tatulândia, Sobrado, Renascer, Aracari, Aturia, São Pedro Paduari, Castanho, Mirituba, Bacaba, Curidiqui, Nova Esperança, Marajá e Nova Aliança.

Outro projeto que se destaca é o Gerando Falcões, para o qual foi doado R$ 1 milhão para a compra de cestas básicas digitais, que podem ser acessadas por um cartão, no valor de R$ 100 cada. Com esse valor, mais de 3 mil famílias moradoras de favelas serão beneficiadas por três meses.

Além dessas, confira as principais ações em que o BTG Pactual está trabalhando:

APOIO À SAÚDE

20 hospitais beneficiados

Desde abril, o BTG Pactual ampliou o apoio de seis para 20 hospitais, que receberam mais de 1.300 itens, como ventiladores pulmonares (popularmente conhecidos como respiradores), leitos de UTI, equipamentos de proteção individual (EPI), monitores cardíacos, álcool em gel e kits de higiene. Os novos beneficiados são:

Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante de Faria
Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Hospital Santa Marcelina
Hospital Padre Furtado (Chile)
Também já estavam sendo apoiados:

Sinduscon MG
Hospitais apoiados: Fundação Hospitalar do Estado de MG (FHEMIG), Santa Casa de Misericórdia de BH, Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Risoleta Tolentino Neves
Unifesp
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Incor (Fundação Zerbini)
Hospital Regional de Cotia
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Hospital de Campanha Parque dos Atletas
Hospital das Clínicas de São Paulo
Hospital Heliópolis
Real Hospital Português
Escola Paulista de Medicina
Hospital das Clínicas de Sorocaba
Hospital Pequeno Príncipe

Essas ações se somam a outras anunciadas anteriormente, como:

31 leitos de UTI para o Hospital São Paulo

O Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp), inaugurou 31 leitos de UTI para o atendimento aos pacientes com coronavírus. A iniciativa é um esforço coordenado entre as empresas BTG Pactual – que lidera o projeto -, Arteris, Eurofarma e Península. Juntas, doaram R$ 3,5 milhões destinados especificamente para esta ação de combate à covid-19.

Estações de higienização das mãos

No estado do Rio de Janeiro, o BTG Pactual apoia um projeto que disponibiliza 16 estações móveis de higienização das mãos*. As estações itinerantes, com água, sabonete e álcool gel, passam por pontos estratégicos, como regiões com estações de transporte ou perto de hospitais de campanha, entre outros. As estações contam com profissionais treinados sobre a higienização correta, contribuindo também para a geração de empregos.

140 anestesistas contratados para o Hospital das Clínicas

O BTG Pactual liderou a contratação de 140 anestesistas para o Hospital das Clínicas, em conjunto com Cosan, HDI Seguros, Advent, Aegea, Perfin e Alupar. A equipe permite o funcionamento de mil plantões extras por mês, o que equivale a quase 12 mil horas de serviço.

Seguro para produção de respiradores

Além das doações, a seguradora do BTG Pactual emitiu uma apólice para assegurar que R$ 129 milhões sejam empregados no processo de produção de 6.500 respiradores. O valor corresponde a um adiantamento que o Ministério da Saúde fez para a Magnamed, empresa brasileira de tecnologia médica que está fabricando os equipamentos.

APOIO À SOCIEDADE

Mais de 131 mil cestas básicas

Por meio de 44 projetos sociais, foram e estão sendo distribuídas mais de 131 mil cestas básicas em dez estados do País. Entre os principais projetos apoiados para viabilizar a entrega das cestas estão Projeto sem Fome, Doe Máscaras Brasil, Instituto Nacional Central Unimed, entre outros.

Com as iniciativas de apoio à sociedade, o BTG Pactual já beneficiou cerca de 542 mil pessoas.

Essas ações se somam a outras anunciadas anteriormente, como:

Mães da Favela (CUFA)

O BTG Pactual destinou R$ 1 milhão para a campanha Mães da Favela, da Central Única das Favelas (CUFA). Os recursos são destinados a mulheres de comunidades carentes em 17 estados e Distrito Federal, impactando mais de 10 mil famílias em situação vulnerável.

5 mil refeições

Cinco mil refeições distribuídas em maio e junho por meio do “Bom Prato”, em associação com a instituição Ten Yad.

PRESENÇA LATINOAMERICANA

O BTG Pactual está apoiando alguns hospitais e instituições sociais em outros países da América Latina, onde tem operação, como Chile e Colômbia.

*A ação é parceria com algumas Prefeituras do estado.