11/07/2018; Publicado às 15:17

BTG Pactual celebra acordo exclusivo para distribuir fundos da Robeco no Brasil

A divisão de Distribuição de Terceiros do BTG Pactual será responsável por distribuir os fundos da Robeco para investidores institucionais, de varejo e de Private Banking no Brasil, a partir deste mês. Com este acordo, o BTG Pactual reafirma o compromisso de incorporar novas gestoras à sua plataforma institucional de distribuição, explorando sua rede especializada espalhada pela região.

O BTG Pactual começará a oferecer os produtos internacionais por meio de fundos locais, com hedge em reais, utilizando a chamada estratégia de crédito global da Robeco, como uma alternativa aos fundos brasileiros de renda fixa crédito privado. Os fundos da Robeco aplicam seus recursos em ativos de Investment Grade, High Yield e Mercados Emergentes, buscando oportunidades globais de valor (através de posições compradas e vendidas).

A Robeco é uma gestora internacional criada em 1929 em Rotterdam, na Holanda. Possui US$ 202 bilhões (líquido) em ativos sob gestão*, dos quais US$ 32 bilhões no segmento de estratégias de crédito privado. A companhia tem 877 funcionários espalhados em 15 escritórios pelo mundo.

A gestora holandesa figurou entre as dez maiores marcas globais de Asset Management numa pesquisa anual realizada pelo Fund Buyer Focus. Em 2017, foi contemplada com o prêmio de Gestora Europeia do Ano pelo Morningstar na categoria de Fixed Income - High Yield. O time de investimentos da Robeco foi considerado o melhor na aplicação de "um processo sólido e comprovado de investimentos, guiado pela análise fundamentalista aliado a um robusto controle de risco, e ela (a equipe) tem demonstrado sua capacidade de agregar valor através da seleção de ativos de crédito e da gestão do beta do portfólio em mercados em alta e em baixa."

Caio Mantovani, chefe de Distribuição de Terceiros no Brasil do BTG Pactual, destaca a grande experiência do time de investimentos da Robeco e a diversificação global de seus fundos, sem nenhum viés regional. “Os fundos da Robeco são puramente bottom-up. O time de credit research é organizado em diferentes setores globais. Em média, os gestores mais sêniores têm 17 anos na Robeco e 20 anos na indústria internacional de Asset Management”, observou Mantovani.

Na última Morningstar European Rating Analysis de Fundos de Investimento (1º tri de 2018), a Robeco liderou na categoria de grandes gestores de fundos mútuos globais. A Robeco também ficou na liderança no ranking no 2º, 3º e 4º trimestres de 2017. Jimmy Ly, Head of Sales para Robeco Latin America e US Offshore, também comentou que “está ansioso para trabalhar com o BTG Pactual, uma das maiores e mais reconhecidas instituições bancárias no Brasil”. “São líderes no seu mercado e representam um alto grau de sofisticação e uma forte reputação com instituições brasileiras e clientes finais. Aliadas a reputação global da Robeco e a expertise local do BTG Pactual, estamos confiantes que a parceria será um sucesso e benéfica aos clientes brasileiros”, afirmou.

“Acreditamos que os investidores brasileiros buscarão cada vez mais oportunidades globais de investimento, que não estão baseadas numa única região, e neste sentido a Robeco Global Credits representa a diversificação ideal para os portfólios”, finaliza Mantovani.

*dados do 1º trimestre de 2018