BUSCAS FREQUENTES:

14/03/2017; Publicado às 09:53

Sede do BTG Pactual em SP é exemplo global de edifício sustentável

Diversas iniciativas conduzidas pela administração do edifício Pátio Malzoni, em parceria com o banco BTG Pactual, elevaram o prédio ao mais alto padrão global de sustentabilidade. Práticas em gestão de resíduos, reciclagem de água, independência energética e inclusão social fizeram com que o Pátio Malzoni recebesse a certificação LEED – Leadership in Energy & Environmental Design, sistema para certificação de edifícios sustentáveis desenvolvido pelo United States Green Building Council (USGBC).

A certificação LEED avalia o desempenho ambiental do ciclo de vida de um empreendimento a partir de diversas categorias e confirma que a construção foi projetada de acordo com as práticas mais modernas e adequadas para garantir eficiência no uso de recursos, reduzir os impactos causados pela sua construção, além de assegurar qualidade de vida aos ocupantes.

 

Outras iniciativas

O compromisso com as boas práticas de sustentabilidade pode ser visto, por exemplo, no fato de o edifício Pátio Malzoni ter sido o primeiro a implementar uma horta subterrânea. O adubo utilizado na horta e nos jardins do prédio é gerado após o tratamento de resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes instalados no local. O material orgânico passa por todo um processo de compostagem.

O edifício foi pioneiro também no tratamento de 100% do esgoto gerado. Todo o processo de tratamento é feito dentro de uma estação no próprio local. O Pátio Malzoni tem ainda um sistema de captação de água de chuva, que é reutilizada nos jardins e na limpeza das instalações. Toda a água recolhida é tratada dentro do próprio prédio, que possui uma estação para esse fim. 

Em relação a geração de energia, o Pátio Malzoni possui autossuficiencia energética. Todo o projeto do prédio foi concebido para ter maior aproveitamento de energia solar. Além disso, há no local uma usina de geração própria capaz de abastecer todo o consumo do edifício. 

O BTG Pactual ainda incentiva o uso alternativo de transportes pelos seus colaboradores, principalmente a bicicleta. Além de um bicicletário e vestiários completos, os frequentadores do Pátio Malzoni possuem uma oficina de manutenção e uma loja à disposição.

 

Aberto a visitação

Para conhecer as iniciativas sustentáveis pioneiras do edifício Pátio Malzoni, é só enviar um e-mail para patiomalzoni@cbre.com.br e agendar um horário. A visitação é guiada e gratuita. 

Ao se instalar em um prédio com práticas diferenciadas, o BTG Pactual reforça sua visão de longo prazo e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Fique por dentro das nossas práticas!


Leia mais