Você não tem JavaScript habilitado

Programa
Trainee

O Programa Trainee BTG Pactual vem sendo aprimorado a cada ano e se consolidou com grande relevância e destaque dentro da instituição, já tendo revelado muitos jovens profissionais de alto potencial.

O processo seletivo é rigoroso e tem como objetivo contratar jovens talentos que possam formar a futura geração de líderes do Banco. Podem se candidatar tanto os profissionais brasileiros quanto estrangeiros formados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Matemática, Engenharias e demais ciências exatas e de tecnologia com formação entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015. É necessário ter inglês e português fluentes. O processo seletivo inclui provas online, além de dinâmicas de grupo e entrevistas com RH e sócios da instituição. As vagas são para os escritórios do BTG Pactual nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

O programa terá duração de um ano e, durante este período, os trainees passarão por treinamentos, poderão trocar experiências profissionais com os sócios do BTG Pactual e realizarão job rotations por áreas de BackOffice do Banco.

Os trainees têm grande exposição dentro da instituição, sendo acompanhados de perto pelos gestores das áreas que os recepcionam e pelo time de Recursos Humanos.

Todos os trainees serão avaliados periodicamente, podendo ser efetivados ao final do programa, de acordo com a disponibilidade de vagas e o desempenho de cada um.

Se você atende ao perfil descrito e se identifica com a nossa cultura, inscreva-se.

Conheça mais sobre o Programa Trainee BTG Pactual - Selecionamos alguns dos trainees de anos anteriores para falar sobre o processo de seleção e sobre suas experiências no Banco.

 

Vanessa Soki

Vanessa Soki, 28 anos, ex-trainee e atualmente analista de Fund Administration do BTG Pactual.

"Escolhi cursar Economia pela curiosidade de entender melhor o comportamento dos mercados. Inicialmente, não tinha interesse em trabalhar diretamente no mercado financeiro. Acabei pautando minha trajetória e experiências de trabalho em grandes empresas, sem ter vivência em assuntos relacionados ao mercado. Até ter a oportunidade de fazer parte de um negócio de consultoria e assessoria financeira e me ver completamente fascinada por esse universo.

Para ter certeza de que queria seguir esse caminho do mercado, pesquisei bastante. Fui além das matérias de jornais e revistas, das biografias e das conversas com os professores que lecionavam disciplinas afins: listei as pessoas mais reconhecidas na área e as melhores instituições, consegui o contato delas. Sem medo de ouvir “não", mandei e-mail para todos.

O meu objetivo era traçar as perspectivas realistas de carreira. Conversei com executivos de mercado que compartilharam suas bem-sucedidas experiências e sugeriram um caminho que eu poderia seguir. Todos tinham um brilho comum ao contar às conquistas que a carreira proporcionou, confirmando a minha decisão e me encorajando a mudar a direção que havia traçado até ali. A certeza do mercado financeiro não podia ser maior quando me inscrevi para o Programa de Trainee do BTG Pactual.

A preparação para o processo foi intensa. Procurei conhecer profundamente o Banco e me manter atualizada lendo notícias diariamente. A cada etapa da seleção eu me identificava ainda mais com a cultura. O formato do programa me expôs a diferentes áreas do Banco e pude conheceras particularidades das rotinas de cada uma. O aprendizado é intenso. O dinamismo é fascinante. O ambiente te estimula a buscar coisas novas e não há barreiras de qualquer natureza para acessar o conhecimento. As conversas com os sócios do Banco eram injeção de motivação e demonstram que aqui há uma combinação de vontade, talento e competência que impulsiona as pessoas em direção a tantas conquistas.

Quando me vi cercada por pessoas extremamente inteligentes e competentes, o conceito de excelência ficou nítido. Percebi que não tinha outra maneira de trabalhar senão dar o meu melhor. A competividade é latente pelo simples fato de todos os dias eu querer ser melhor do que eu mesma, e me espelhar nos sócios, gestores, e colegas que mais admiro. Essa vontade me faz sentir realmente “dona” do negócio, diretamente responsável pelas minhas atribuições e guiada por aquilo que é melhor para o Banco. Não há espaço para quem tem visão míope. As oportunidades se abrem para quem tem objetivos maiores, de longo prazo, para quem sonha grande."

Pedro Assumpção

Pedro Assumpção, 24 anos, ex-trainee e atualmente no time de Equities do BTG Pactual.

"Como muitos dos estudantes de Economia, eu não tinha uma ideia clara e precisa de como funciona um banco de investimento. Quando parava para refletir com o que trabalharia nesse universo do mercado financeiro, ficava perdido. Achava muito abstrato operar taxa de juros, moedas, energia. Em certo momento, me interessei bastante pelo mercado de Equities, e pensei que poderia desenvolver uma vantagem competitiva focando nisso. Contudo, ainda acreditava que conhecer bem as demais áreas de negócio de um banco seria algo importante na minha tomada de decisão final. Foi nesse momento em que o Programa de Trainee do BTG Pactual foi imprescindível

Escolhi o BTG Pactual pelo desafio. Meus amigos reconheciam o BTG Pactual como uma das melhores casas do mercado e admiravam profundamente as pessoas que trabalham aqui. Contudo, falava-se de um ambiente competitivo e que demandaria muito sacrifício. Mas, assim que entrei, me surpreendi positivamente. Percebi que, pelo fato de todos trabalharem duro, o ambiente é de plena cooperação e transparência. Além disso, possui um dinamismo incrível.

O programa de trainee me ofereceu a possibilidade de conhecer cada área do banco no detalhe, sanar minha curiosidade como analista de Equities e perder todos os preconceitos que carregava. Além disso, acredito que conferir aos trainees exposição direta aos principais tomadores de decisão do Banco é um grande atrativo e uma oportunidade única de networking. Minha estratégia durante o programa foi bem pragmática: precisava aproveitar ao máximo essas interações e entregar bons resultados nas áreas onde estava alocado. Dessa forma, conseguiria me alavancar rapidamente na instituição.

O plano deu certo e, seis meses após o término do programa, passei a integrar a equipe de Equities na Argentina - um projeto extremamente desafiador e empreendedor - contrariando a falácia de que, dado o tamanho atual do Banco, as oportunidades para quem está começando já não são as mesmas de anos atrás.

Fazer parte desta instituição e desse projeto na Argentina é ter a possibilidade de me reinventar diariamente como alocador de recursos. O BTG Pactual é uma escola como poucas no mundo, com uma identidade própria muito forte. Sem dúvida, essa cultura sempre será o canal de geração de valor para a franquia. É um prazer poder trabalhar com pessoas inteligentes, ambiciosas e que pensam com cabeça de dono, visando um objetivo comum de longo prazo."

Cronograma

Cronograma 2016